Dicionário de Fisioterapia Respiratória
Ciclo Ativo das Técnicas de Respiração (ou ACBT, pelas iniciais em inglês): Técnica de depuração das vias aéreas. Um ciclo das técnicas de Controle Respiratório (BC), Exercícios de Expansão Torácica (TEE) e da Técnica de Expiração Forçada (FET).
Fluxo Aéreo: Expresso em volume / tempo, (l/min.)
Velocidade do Fluxo Aéreo: Expressa em distância / tempo, (m /min.), rapidez.
Técnica de Depuração das Vias Aéreas (ACT, pelas iniciais em inglês): Estratégia para a desobstrução das vias aéreas (com ou sem aparelho) usada para auxiliar a remoção do muco pelo descolamento, deslocamento, transporte e expectoração de secreção das vias aéreas.
Drenagem Autógena Assistida (AAD): É a Drenagem Autógena (AD) realizada com assistência em bebês, crianças pequenas ou indivíduos incapazes de seguir instruções ou de participar ativamente do tratamento.
Drenagem Autógena (AD): Técnica de depuração das vias aéreas utilizando a pressão ótima do fluxo expiratório em diferentes níveis de volume pulmonar.
Pressão Positiva de Duplo Nível nas Vias Aéreas (BiPAP): Ventilação assistida com calibração independente das pressões positivas inspiratória e expiratória.
Controle Respiratório (BC): Respiração cíclica normal encorajando o uso da parte inferior do peito e o relaxamento da parte superior e dos ombros.
Percussão / Tapotagem Torácica: Percussão (tapotagem) rítmica na parede do tórax usando a(s) mão(s) com uma flexão/extensão do pulso ou um aparelho mecânico.
Compressão Torácica: Compressão manual ou mecânica do tórax na direção do movimento normal das costelas na expiração.
Exercício(s) de Mobilidade Torácica: Exercícios físicos para manter ou aumentar a mobilidade da parede torácica.
Fisioterapia Torácica: Termo ambíguo usado no passado para definir a terapia de depuração / desobstrução das vias aéreas.
Vibração / Agitação Torácica: Agitação ou vibração da parede torácica na direção do movimento normal das costelas, durante a expiração.
Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP, pelas iniciais em inglês): Ventilação assistida com a mesma calibração de pressão positiva durante todo o ciclo da respiração.
Técnica da Tosse: Uso da tosse de forma controlada, a volumes pulmonares específicos, para verificar a existência e/ou auxiliar a remoção de secreções brônquicas.
Controle da Tosse: Ser capaz de controlar a tosse para prevenir a ocorrência de paroxismos ou ataques de tosse improdutiva.
Respiração com Resistência Expiratória (ERB): Expiração contra uma resistência ao fluxo. A seleção do tipo e do tamanho da resistência depende da estratégia fisiológica, dos objetivos imediatos e das necessidades individuais.
Técnica da Expiração Forçada (FET, pelas iniciais em inglês): Expirações forçadas (exalações ou huffs) intercaladas por períodos de controle respiratório (BC).
Alta Pressão Expiratória Positiva (Hi- PEP): Técnica de depuração das vias aéreas combinando a Pressão Expiratória Positiva (PEP) com a Expiração Forçada contra um aparelho que provoca resistência ao fluxo de ar.
Exalar, exalação: Exalação é a expiração forçada com a glote aberta.
Aparelho de Inalação (Inalador): Um aparelho através do qual os medicamentos em pó ou em aerossol podem ser inalados.
Inaloterapia: Aplicação de medicamentos em pó ou em aerossol nas vias aéreas através da inalação.
Terapia Manual: O tratamento das juntas e dos músculos por mobilização, manipulação e alongamento específicos.
Drenagem Postural Modificada: Adaptação da drenagem postural para eliminar as posições de cabeça para baixo.
Depuração Mucociliar: Movimento fisiológico do muco das vias aéreas pelo sistema de transporte mucociliar, em direção à boca.
Nebulizador: Aparelho que aerossoliza um líquido.
Sistema Nebulizador: Equipamento composto de uma fonte de energia e de um nebulizador funcionando como uma unidade.
Ventilação Não-Invasiva (NIV, pelas iniciais em inglês): Ventilação assistida aplicada de forma não-invasiva com uma máscara ou um bocal para os pacientes respirarem espontaneamente, com calibração independente para as pressões inspiratória e expiratória, valores de fluxo e níveis de ativação.
Pressão Expiratória Positiva Intermitente (OscPEP, pelas iniciais em inglês): Técnica de depuração das vias aéreas que utiliza os efeitos da pressão expiratória positiva intermitente e do fluxo intermitente, combinados com a tosse.
(A OscPEP foi originalmente desenvolvida com o uso de Destin/Scandipharm Flutter VRP1.)
Percussão: Ver “Vibração / Agitação Torácica”.
Atividade Física: Usada para influenciar o padrão respiratório, a ventilação e a distribuição da ventilação. Participação em esportes, em jogos com esforço físico e em atividades normais diárias (ADL), etc. Ativação física de um bebê ou uma criança nova utilizando seus reflexos motores, sua maturidade motora e curiosidade atual. Os grupos-alvo são crianças de todas as idades, adolescentes e adultos.
Exercício Físico: Exercícios dirigidos à preservação ou aprimoramento de uma função física específica.
Treinamento Físico: Um programa de exercícios físicos estruturados e repetidos planejado com o propósito de aprimorar / manter a capacidade de exercitar, a resistência, a mobilidade, a força muscular e a postura.
Posicionamento: Uso do posicionamento corporal para aproveitar os efeitos da gravidade para mudar a capacidade residual funcional (FRC) regional e para aumentar a ventilação regional com o objetivo de melhorar o padrão de deposição aerossol facilitar a drenagem de secreções bronquiais prevenir / tratar a atelectasia.
Pressão Expiratória Positiva (PEP): Técnica de depuração das vias aéreas que utiliza os efeitos do volume da respiração cíclica contra uma resistência expiratória, combinada com a FET ou tosse. (A PEP foi desenvolvida originalmente usando o sistema AstraTech PEP.)
Drenagem Postural (PD): Uso da gravidade para a drenagem de secreções guiada pela anatomia bronquial.
Drenagem Postural & Percussão (PD & P): Técnica de depuração das vias aéreas que combina a drenagem postural e a percussão / tapotagem torácica.
Respiração com Lábios Contraídos: Geração de pressão positiva nas vias aéreas através da expiração contra os lábios parcialmente fechados.
Agitação: Ver “Vibração / Agitação Torácica”
Exercício de Expansão Torácica (TEE, pelas iniciais em inglês): Inspiração profunda para obter capacidade pulmonar máxima.
Vibrações: Ver “Vibração / Agitação Torácica”
Grupo Internacional de Fisioterapia para Fibrose Cística
0 Comments
Postar um comentário
Tem dúvidas, sugestões?