Síndromes


A síndrome de Munchausen é uma condição psicológica e comportamental em que alguém finge estar doente ou induz sintomas da própria doença. A síndrome de Munchausen é às vezes conhecida como transtorno factício.

Achados em pessoas com síndrome de Munchausen:

Intencionalmente fingem ter sintomas físicos ou psicológicos da doença, sua principal intenção é assumir o "papel do doente".

Eles gostam de ter pessoas que cuidam deles e são o centro das atenções, fingindo estar doentes, não procuram nenhum benefício econômico, por exemplo, reivindicando benefícios por incapacidade.

A síndrome de Munchausen recebe o nome de um aristocrata alemão, Barão Munchausen, que se tornou famoso por contar contos selvagens e incríveis sobre suas façanhas no passado. 

Tipos de comportamento

Pessoas com síndrome de Munchausen podem apresentar diferentes tipos de comportamento, incluindo:

Simula sintomas psicológicos, por exemplo, dizendo que eles ouvem vozes ou vêem coisas que não são reais.

Simula sintomas físicos, por exemplo, dizendo que você tem dor no peito ou dor no estômago.

Busca ativa por danos, como infectar deliberadamente uma ferida, esfregando a sujeira.

Algumas pessoas com síndrome de Munchausen podem passar anos passando de um hospital para outro fingindo uma grande variedade de doenças. Quando se descobre que eles estão mentindo, eles de repente deixam o hospital e se mudam para um diferente. Pessoas com síndrome de Munchausen podem ser muito manipuladoras e, em casos mais graves, podem ser submetidas a cirurgias dolorosas e às vezes mortais, embora saibam que isso é desnecessário.

Tratamento

O tratamento da síndrome de Munchausen pode ser difícil porque a maioria das pessoas se recusa a admitir que tem um problema e não coopera com o tratamento sugerido. Alguns especialistas sugerem que os profissionais de saúde adotam uma abordagem suave e não conflituosa, sugerindo que uma pessoa com necessidades de saúde complexas pode se beneficiar de um encaminhamento a um psiquiatra.

Outros especialistas argumentam que uma pessoa com síndrome de Munchausen deve ser confrontada diretamente e perguntada por que mentiu e se sofre de estresse e ansiedade. Uma das maiores ironias em torno da síndrome de Munchausen é que as pessoas com esta doença são realmente doentes mentais, mas muitas vezes só admitem ter uma doença física. Se uma pessoa admite seu comportamento, ela pode ser enviada para serviços psiquiátricos especializados para tratamento adicional.

Se a pessoa não admitir a mentira, a maioria dos especialistas concorda que o médico encarregado de sua assistência médica deve minimizar o contato com ela. Isso ocorre porque a relação médico-paciente é baseada na confiança e, se houver evidências de que o paciente não é mais confiável, o médico não poderá continuar seu tratamento.

Síndrome de Munchausen no local de trabalho

Todos concordamos que problemas aparecem no trabalho, mas algumas pessoas resolvem o problema melhor que outras. De fato, algumas pessoas lidam melhor com problemas que surgem frequentemente, eles são capazes de lidar com eles melhor do que outros colegas, com os quais eles são recompensados, eles podem receber um bônus e são até mesmo promovidos.

Um professor de administração do Instituto de Tecnologia da Geórgia, Nathan Bennett, criou a frase "Munchausen no trabalho" para descrever o fenômeno em que os trabalhadores causam problemas e voltam mais tarde para resolvê-lo, aceitando o crédito.